ENDEREÇO
R. Antônio Junqueira Júnior, 5
Santa Monica, Belo Horizonte
FUNCIONAMENTO
08:00 - 18:00

Corrimão: tudo que você precisa saber

Corrimão: tudo que você precisa saber

Corrimão: tudo que você precisa saber

Escadas, passarelas, corredores, rampas, sacadas, etc. O corrimão é um item que está presente em vários ambientes. O corrimão confere muita segurança para as pessoas que precisam passar por ali.

Imagine só subir ou descer uma escada bem íngreme e com vários degraus sem um corrimão? A insegurança e o medo de cair serão bem grandes, assim como o risco de que isso realmente aconteça.

Em locais que idosos e pessoas com mobilidade reduzida transitam, o corrimão se torna essencial para a segurança e proteção.

Além disso, ele também precisa ser bonito e combinar com o restante do ambiente. Mas como escolher um item tão importante? É o que vamos te ajudar com este artigo. Acompanhe!

Segurança

Essa dica diz respeito a algo para ser considerado na hora da instalação para garantir a segurança e o conforto das pessoas que vão utilizar o corrimão.

A altura de um corrimão deve ser entre 80 e 92 cm do chão. Quanto ao diâmetro, muitos arquitetos recomendam uma medida entre 3,5 a 5 cm para os modelos redondos, no qual as pessoas conseguem se segurar melhor.

O ideal é que o corrimão termine 30 cm após o último degrau, para oferecer ainda mais segurança.

Estética

A escolha do material ideal para um corrimão, assim como a do guarda corpo que muitas vezes pode acompanhá-lo, pode variar muito conforme o estilo do ambiente.

O ferro e a madeira são ótimas escolhas para ambientes com a decoração mais rústica ou vintage, podendo ser pintados com diversas cores.

Já para ambientes com uma estética mais moderna, um corrimão inox ou alumínio ajudam bastante a fazer essa composição mais sofisticada. A cor e o aspecto brilhante desses materiais acabam dispensando a pintura.

Manutenção e limpeza

Quanto à limpeza, o alumínio e o aço inox oferecem muita facilidade. A limpeza pode ser feita apenas com um pano, água e sabão. Bem simples!

Corrimãos de ferro e de madeira geralmente precisam de alguns cuidados especiais quanto à manutenção e limpeza para evitar a corrosão e cupins, como pintura e verniz.

Resistência e durabilidade

Nesse quesito, se você deseja um corrimão feito de um material mais resistente, o ferro e o aço inox talvez sejam as melhores escolhas.

O alumínio não é tão indicado, pois, é bem menos resistente a impactos.

Para corrimãos de áreas externas, que costumam sofrer com chuvas, vento e sol forte, é sempre recomendado pensar bem no material escolhido.

O ideal para áreas externas é utilizar material inoxidável, ou seja, que não enferruje com a umidade da água das chuvas. Um corrimão inox pode ser a melhor opção.

Se você está precisando de um corrimão para uma obra ou reforma, seja de uma residência ou local comercial, a Casual Inox conta com ótimas soluções para corrimão unindo a qualidade do serviço de instalação à excelência dos materiais utilizados.

Esse foi o nosso conteúdo com dicas para a escolha de corrimãos. Esperamos que elas tenham te ajudado a fazer uma boa escolha. Até a próxima!

Tem interesse em algum dos nossos serviços?